Quaresma: Oração, jejum e caridade.

Oi , como estão ? Eu espero que bem. Então, quarta-feira (18/02) , foi quarta-feira de cinzas, desse modo começamos a Quaresma.


O tempo da quaresma é o período que antecede a páscoa cristã,  esse é o tempo de preparação do cristão a grande festa a pascoa que comemora a ressurreição de Cristo. A Quaresma coloca-nos agora perante estas perguntas fundamentais: Avanço na minha fidelidade a Cristo? Em desejos de santidade? Em generosidade apostólica na minha vida diária, no meu trabalho quotidiano entre os meus companheiros de profissão? Cada um que responda a estas perguntas, sem ruído de palavras, e verá como é necessária uma nova transformação para que Cristo viva em nós, para que a sua imagem se reflita limpidamente na nossa conduta.


A Quaresma pode ser resumida em Jejum, Oração e Caridade! O Jejum é uma penitência que escolhemos para oferecer a Deus, contrariando nossa própria vontade e nos privando de certas satisfações, porque isso faz bem para o nosso caráter. São várias as formas de penitência, como penitência gastronômica que é por exemplo diminuir ou tirar as refeições intermediarias como lanches e aperitivos, eliminar todos os doces, refrigerantes e guloseimas. A penitência corporal como fazer orações prolongadas de joelhos, dormir sem travesseiro, sentar-se em cadeiras duras. As penitências morais que são as mais importantes, algumas são diminuir o uso de redes sociais, tv, e jogos eletrônicos para se dedicar mais a leitura, orar mais pelos outros do que por si mesmo, sorrir sempre mesmo quando haja um nervoso e até mesmo dormir no horário mesmo sem vontade. Mas tudo isso sem a oração não adianta de nada, temos que fazer as penitências em oração mostrando a Deus que podemos nos privar de coisas que nos satisfaz, para agradar a Ele e fazer a vontade Dele e não a nossa! 


O ato da caridade é o serviço, o servir os uns aos outros , não só com esmola a um mendigo mas também ajudar o próximo no que for necessário e mais que isso oferecer a sua ajuda, gestos simples como sorrir a um estranho, dar Bom dia e até mesmo oferecer um abraço também são contados como caridade!


Temos que acreditar no poder da nossa oração, e não desistir jamais da nossa quaresma pois temos que estar preparados para ressuscitar junto com o nosso Senhor , que Ele possa ressuscitar dentro dos nossos corações e fazer de nos vaso novo. Acredite você pode, consegue e vai longe, persista nos seus objetivos, o inimigo vai tentar a todo custo te derrubar, oferecendo a você várias ocasiões para o pecado mas você tem que ser forte e seguir o caminho de Deus, "Jejuar quarenta dias, não somente reduzindo os alimentos, mas sobretudo, abstendo-se do pecado." (São Leão Magno)." Fuja do pecado, e busque a santidade pois essa é a meta de todos os cristãos ser Santo.
Colaboração para o post - Leidiane Lourenço



0 comentários:

Postar um comentário

Juventude Santa Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados