Tem pão velho?





Era um fim de tarde de domingo, a pessoa estava molhando o jardim da casa quando foi interpelada por um
garotinho com pouco mais de Nove anos, dizendo:



- Tem pão velho?


Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança.
Na adolescência descobri que pedir pão velho era dizer:
- me dá o pão que era meu e ficou na sua casa.


Olhei para aquela criança tão nostálgica e perguntei:
- Onde você mora?
- Depois do zoológico.
- Bem longe, hein!
- É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer.
- Você está na escola?
- Não. Minha mãe não pode comprar material.
- Seu pai mora com vocês?
- Ele sumiu.


E o papo prosseguiu, até que eu lhe disse:
- Vou buscar o pão, serve pão novo?
- Não precisa não, a Senhora já conversou comigo!


Esta resposta caiu como um raio.
Eu tive a sensação de ter absorvida de toda a solidão e a falta de amor desta criança.
Deste menino de apenas Nove anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado
de um papo, de uma conversa amiga.


Que poder tem o gesto de falar e escutar com amor!
Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa e eu dando "pão novo",
mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem.


Este pão de amor-Ágape não fica velho, porque é fabricado no coração.

Ágape nos faz entender em pequenos gestos, em pequenas palavras no Ágape, no amor generoso,

no amor doação, você transforma vidas.

2 comentários:

  1. Muito lindo esse texto!!

    Demonstra bem as palavras sabias de Jesus:

    "Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"

    as vezes nossos irmãos estão mais carentes de atenção, carinho, afeto, diálogo que propriamente de comida..

    que nós possamos sempre acolher cada irmãozinho necessitado e que tenhamos a capacidade de nutrir até as maiores perdas desse irmão, a falta de amor!!!

    Amém.

    ResponderExcluir

Juventude Santa Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados